Registro de Domínios da Internet


Perguntas mais frequentes dos nossos clientes:
  1. O que é um domínio da Internet?
  2. Quais são os serviços que um domínio engloba?
  3. Como é feito o mapeamento de todos esses domínios nacionais e internacionais?
  4. Porque eu preciso contratar a ComVocê.net para registrar um domínio na Internet?
  5. Quais são os passos para registrar um domínio?
Respostas:
  1.  Um domínio da Internet é um nome que identifica um conjunto de computadores, englobando diversos serviços. Por exemplo, os computadores do Ministério da Fazenda são identificados pelo domínio "fazenda.gov.br", sendo que o serviço mais conhecido na internet é sua página "www", acessada através do nome do serviço seguido do domínio: www.fazenda.gov.br Ao acessar o endereço dessa página no seu computador, ele se conecta ao computador http://161.148.1.43/, que corresponde ao endereçamento IP (Protocolo de Internet) do computador da Fazenda, porém é muito mais fácil decorar o nome de um site do que um número do computador!
  2.  Os serviços mais conhecidos são as páginas WWW, mas existem também os serviços de E-mail, Transferência de Arquivos, etc.., cada um acessado por um aplicativo específico. Por exemplo, seu navegador de Internet pode acessar livremente as páginas da Receita Federal do Ministério da Fazenda através do endereço www.receita.fazenda.gov.br, mas não pode acessar o serviço de envio de mensagens de correio em smtp.fazenda.gov.br pois ele depende de uma senha, caso contrário qualquer um poderia se passar por Ministro da Fazenda e solicitar informações sigilosas.
  3.  A tradução do nome de um domínio para endereçamento de computador é feita por computadores especialmente cadastrados nos órgãos competentes, eles prestam o serviço de DNS (Sistema de Nome de Domínios). Se você estivesse navegando pelos oceanos precisaria consultar uma carta náutica oficial da marinha responsável pelas águas em que estiver navegando, contendo o mapeamento dos faróis luminosos para que você possa se orientar. De modo análogo, quando você está navegando pela internet, tratando de chegar a um domínio seguro, seu computador consulta o mapeamento oficial dos faróis que podem orientá-lo no país de destino. Portanto se você quiser chegar a um domínio brasileiro, seu computador consulta primeiramente o Registro.br, para saber qual o farol (DNS) que vai indicar o endereço correto. Se o domínio for internacional seu computador fará a consulta na Internic para obter os faróis (DNS) de indicação daquela região.
  4.  A ComVocê.net registra junto aos órgãos competentes da Internet os computadores que apontarão para cada um dos serviços do seu domínio (página WWW, E-mail, etc.), tanto para domínios nacionais (.COM.BR, etc.) como internacionais (.COM, etc.). Não basta registrar seu domínio junto aos órgãos oficiais (Registro.BR, InterNIC, etc.), é necessário que os servidores que sinalizam seu domínio estejam configurados corretamente, permitindo que os visitantes utilizem seu domínio, sem perceber que por trás de um simples endereço de Internet existem servidores do Sistema de Nomes de Domínio (DNS).
  5.  Primeiramente é necessário verificar se o domínio está disponível. Depois forneça suas informações para que possamos registrar o domínio em seu nome. A seguir efetue o pagamento do boleto referente aos serviços prestados pela ComVocê.net e aguarde 48h pela publicação do seu domínio. Simples! Então inicie o processo de registro do seu domínio agora mesmo!

Gostou destas informações? Indique para um amigo!


Subpáginas (1): pesquisa